Como cuidar de orquídea bambu

A orquídea bambu é uma espécie que impressiona não só pela beleza, mas também pela resistência. Típicas do sudeste asiático, essa planta pode ser plantada em vasos ou na terra, no caso de jardins, podendo atingir até 2,5 metros de altura. Quem tem um bom espaço em casa certamente vai se encantar com a exuberância diferenciada que só a orquídea bambu apresenta.

Neste artigo vamos falar sobre a orquídea bambu e dar dicas importantes sobre os cuidados necessários para deixar a planta sempre saudável e bonita. Com cuidado e dedicação especial é possível cultivar um lindo jardim e promover qualidade de vida, tranquilidade nesse importante contato com as plantas. Continue a leitura e acompanhe.

A orquídea bambu

Cientificamente conhecida como Arundina bambusifolia, a orquídea bambu se adapta bem ao clima quente da maior parte do país, por isso pode ser cultivada com beleza e vigor na maior parte do território nacional. O nome dessa espécie de orquídea tem origem no formato peculiar de seus longos pseudobuldos que tem aparência semelhante ao bambu devido às finas folhas que carrega.

A floração da orquídea bambu costuma aparecer apenas durante alguns dias do ano e ficam localizadas na ponta dos galhos, com cerca de 9 cm. Elas atraem muitas borboletas, besouros e abelhas devido a seu perfume e cor atraente.

Como manter a orquídea bambu saudável

Orquídeas bambus são flores que precisam de cuidados especiais para crescer e florescer de modo saudável e vistoso, por isso, é muito importante cuidar com atenção do jardim e garantir que elas recebem todas as condições necessárias para seu desenvolvimento.

Bem adaptadas em ambientes com temperaturas entre 25° e 30°C, as orquídeas bambu têm baixa resistência a climas baixos e chega a durar por pouco tempo em temperaturas abaixo de 10°C. Elas também sofrem em situações contrárias quando as temperaturas ultrapassam os 40°C. Essa atenção ao clima é importante, pois é um ponto crucial para a sobrevivência da orquídea bambu.

O lugar onde a planta for ficar ainda precisa contar com boa iluminação, visto que quando as orquídeas bambu não recebem a quantidade ideal de luz, a planta cresce tende a buscar pela luz solar, o que faz com que seu crescimento seja alongado, curvado e prejudicial à floração da planta.

Nos dias mais quentes é preciso regar a orquídea bambu todos os dias, porém quando o clima estiver mais ameno o ideal é alternar esse trabalho. Durante períodos frios a irrigação não precisa ser feita. Independentemente da época do ano e do clima, é essencial se atentar à quantidade de água que a planta recebe, já que o excesso de hidratação pode matar a planta.

A orquídea bambu deve ser sempre protegida de geadas e ventos, por isso, em caso de imprevistos climáticos o ideal é colocar o vaso temporariamente dentro d e casa ou em local coberto, protegido e seguro. Se a planta estiver em local aberto, podem ser usadas outras plantas para cercar e proteger a orquídea bambu.

Por último é essencial tomar cuidado em relação às pragas que podem atacar a orquídea bambu e até mesmo ocasionar a sua morte. Para prevenir esse tipo de problema, o indicado é fazer uso de produtos específicos que pode evitar prejuízos à planta e promover um crescimento adequado.

Como obter novas espécies de orquídeas bambu

A adubação é muito importante para que a orquídea bambu possa se desenvolver ao máximo. Quando elas começarem a apresentar brotos (popularmente conhecidos como keikis) na ponta ou no meio das plantas já é possível fazer o replantio da espécie.

Para florescer do modo correto, o ideal é que os keikis tenham 2 ou 3 raízes de 5 cm antes de serem retirados da planta. O plantio deve ser feito em um vaso com esfagno em volta das raízes, que deve ser mantido à meia sombra.

O uso de fertilizantes nessa etapa é muito importante para que a planta receba os devidos nutrientes e cresça saudável, bonita e exuberante. Existem diversas linhas que podem ser aplicadas e proporcionam uma floração adequada para quem está em busca de um lindo jardim.

Neste artigo falamos sobre a orquídea bambu e os principais cuidados para o plantio e manutenção dessa planta resistente e bonita. Quem gosta de orquídeas vai se encantar com essa espécie que impressiona e embeleza qualquer ambiente. Quanto mais conhecimento e dedicação a pessoa tiver, mais vistoso e bem cuidado o seu jardim vai ficar, por isso cuide com carinho de suas plantas.

Se quiser encontrar ótimos produtos para cuidar das suas orquídeas, confira nossa linha de fertilizantes e compre online com os melhores preços e condições especiais. Clique aqui e veja agora mesmo.

Pesquisar